Que tipo de homofobia você já sofreu?


Homofobia é crime, não seja cúmplice. Denuncie.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Patriotismo Futebolístico, vamos para frente BRasiL!

Copa do MUNDO! Oyeah, dias em que a Terra pára para apreciar um dos (senão o maior) evento esportivo do milênio, a Copa do Mundo de Futebol!
Fico pensando com os meus botões... no dia a dia, acontecem muitas coisas. As pessoas acordam cedo para trabalhar, vão às compras, pagam as contas, saem para namorar, enquanto outras estendem as mãos na calçada, implorando por um mísero centavo para sobreviver. Enfim, seguem uma rotina extremamente exaustiva. Reclamam da vida quase o tempo todo. Nada está bom, porém... quando é época de copa do mundo, ninguém se incomoda em acordar no meio da madrugada. Não há um estudante que não hesite em trocar seu tempo livre de estudo por uma bela partida de futebol na TV. Não há casais que não briguem por causa de suas divergências futebolísticas, entre várias outras coisas. Até os pedintes se deslocam de suas pontes-moradia em direção ao bar mais próximo para assistir o tão aclamado jogo do Brasil. Eles até esquecem a dor da fome. Sem contar que temos de escutar incessantemente o som uníssono de milhões de vuvuzelas que mais parecem um enxame de abelhas enfurecidas. Vemos pessoas de verde-amarelo por todas as ruas, com as mais variadas perucas e pinturas faciais, pompons de torcida e muito, mas muito patriotismo barato para dar e vender. Incrível é como conseguem esquecer da situação social assim, de repente. Isso lhe lembra alguma coisa?
A velha conhecida política romana Panis et Circus já dizia: "vamos dar diversão ao "povo" para que ele esqueça os problemas sociais!" E o melhor de tudo é que funciona. Na hora do jogo do Brasil, somos todos irmãos de coração verde-amarelo, nos esgoelamos ao gritar "GooooooooooooooooooooooooooooL" quando a bola bate na rede, e também somos os primeiros a derramar lágrimas quando o nosso time perde, como se estívessemos chorando a morte dum ente querido. Somos fanáticos também, ao ponto de machucar um outro cidadão, só por que ele não torce pelo mesmo time que nós. Ora, aonde está o patriotismo então? A vulgaridade social deturpou os valores de nacionalidade que deveríamos carregar como cidadãos BRASILEIROS. Trocando em miúdos, só sentimos orgulho de sermos brasileiros, quando estamos num estádio com zilhões de pessoas, assistindo fervorosamente a 11 homens machudos, peludos, de corpos atléticos e suados, a correr desesperados atrás de uma bola. Eu me pergunto a quê isto leva?
Há sim um lado positivo do futebol, como um esporte que fomenta a educação, a ascensão social (de alguns) e até um pouco de cultura. Porém, é o lado negativo que prevalece: Pessoas empurrando umas às outras, pisoteando-se entre em si, gastando quantidades exorbitantes de dinheiro para assistir às partidas, brigando entre si por causa de times, etc. Tanta grana que é investida para fomentar a cultura futebolística poderia ser usada para fins sociais. Mas não, o futebol tornou-se uma religião, e como tal, leva ao fanatismo de alguns (nesse caso, milhares). Vivemos em uma sociedade desigual que vira o rosto para a miséria social , ao passo que aplaude de pé um gol de um time que leva o nome de nosso país.
É isso aí, BRasil, vamos para a frente com o patriotismo fajuto filho do futebol! Alguém ainda questiona por quê somos conhecidos como o país da Bola?

E dá-lhe Pão e Circo neles!

Isadora A. Quaresma

Um comentário:

Drika L.S. disse...

Uau! Dora, vc disse tudo, mas tudo mesmo! Seu texto está simplesmte perfeito, eu também me faço as mesmas questões que tu abordou, e olha que eu curto futebol, mas justamente em época de copa do mundo meu sentimento não fica aflorado porque eu penso e repenso em toda essa situação social em que está inserida esse evento, isso sem falar que o futebol brasileiro já não é mais como aquele da época de Pelé, Zagallo,Zico, que jogavam por amor mesmo à camisa, enqaunto muitos jogadores hoje só se importam mesmo com sua conta bancária. Bom, mas enfim...é como vc falou, é isso que faz o povo se unir e esquecer os problemas sociais, então viva a união dos brasileiros, ainda que seja apenas no período de copa do mundo!^^