Que tipo de homofobia você já sofreu?


Homofobia é crime, não seja cúmplice. Denuncie.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

12 de junho: Dia dos Namorados ou mais um dia de exclusão social?


Se já temos nosso carinho reprimido diariamente, imagine neste dia de "celebração do amor" como é, 12 de junho, o Dia dos Namorados.


Não é pessimismo meu, e até acho que muitos compartilham essa sensação comigo. Dia em que vemos casais trocando presentes e manifestações amorosas mais intensivamente do que nos dias comuns. Penso que este é também mais um dia, senão o mais cruel, de repressão, discriminação, preconceito, para alguns de nós, homossexuais, que, além dos dias normais, temos de ser obrigados a ver os "pombinhos (heterossexuais) apaixonados, celebrando o amor em praça pública, envolvidos em beijos desentupidores-de-pia calorosos, abraços apertados, ou declarando um simples, mas gozante, "Eu te amo". E além do mais, sendo elogiados pelos transeuntes, por "tamanho amor"! Ao passo que, nós, temos de nos contentar com o bom e velho gueto, a casa dos outros, ou apelar para a então conhecidíssima "amizade colorida". Dia dos Namorados é lindo, proveitoso, para quem é heterossexual. Para quem não tem que se preocupar se está sendo ou não visto pelos outros. Para quem não tem de se policiar, por que está "fechando" demais! É para quem pode olhar nos olhos da pessoa amada e dizer Eu te Amo, sem medo de represália. É para quem pode se beijar no meio da rua, dar as mãos, noivar, casar e adotar um filho. Por que para um homossexual, o Dia dos Namorados é apenas mais um dia exaustivo de manifestação da crueldade social que julga, discrimina e exclui.



Reflexão: Dia dos Namorados é realmente um dia de "celebração do amor"? Se é, por que pessoas que amam o mesmo sexo não podem também celebrá-lo?

Nenhum comentário: