Que tipo de homofobia você já sofreu?


Homofobia é crime, não seja cúmplice. Denuncie.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dia 28 de Junho: Orgulho de quê?

Hoje eu gostaria de conversar com vocês sobre um fato do mundo gay que muito me intriga:
"Orgulho Gay"


Pergunto a todos os os homossexuais assumidos (ou
não) se têm orgulho de declarar-se homossexual. Sim, por que, vias de fato, como se orgulhar de tão triste condição, condenável, passível de preconceito e até morte? Desde que somos descobertos, sofremos desde a repúdia da família a discriminação da sociedade. Então do que nos orgulharmos?
Abaixo citarei umas dificuldade diárias da realidade gay:

Primeiro, você guarda aquela bateria de arquivos com conteúdo LGBT na pasta de arquivos mais ocultos do pc, e um dia, acidentalmente você deixa aberto. Aí a tua mamãe movida pela curiosidade, acessa. Fez-se a bagaça! Sua identidade foi descoberta e a tua vida vira um ciclone em dias de tempestade. A família te julga uma abominação , te proíbe de sair, vigia todos os teus passos, enfim faz da tua vida um inferno de Dante. -Você se orgulha disso?

Para namorar é preciso ir à busca de um beco escuro, uma viela, um canto qualquer que sirva para umas chupadas rápidas ou um namorinho inocente (hihi). Você vê casais ditos "normais" passando abraçados e trocando beijos no meio da rua. Sobe um verdadeiro sentimento de impotência e inveja deles. -Você se orgulha disso?

Imaginemos então que você conhece o homem/mulher da sua vida, namoram há meses/anos e surge aquela vontade de juntar as escovas-de-dente e os trapinhos. Vão morar juntos, daí começa a ladainha. Vocês não são reconhecidos judicialmente como um casal por que não são "homem e mulher", teu parceiro não pode te colocar como dependente no plano de saúde, e tu não pode faltar ao trabalho se teu parceiro(a) morrer. Enfim, te são negados 78 direitos civis, dos quais o héteros gozam livremente. Você se orgulha disso?

Eu sinceramente digo com todas as letras que NÃO! Disso eu não me orgulho. E fico indignada como as pessoas podem dizer que viver uma vida assim, é questão de escolha! Ninguém escolhe sofrer, a menos que seja masoquista. Então eu vou pensar assim a partir de agora:
-Hoje, sou hétero. Amanhã serei gay. Vou perder boa parte dos amigos, perder o respeito da família, e sofrer preconceito de graça. Mas nada disso importa por que eu adoro sofrer! \o/
Não entra na minha cabeça uma coisa dessas.

Mas sabe do que eu me orgulho? Me orgulho sim, de no dia 28 de junho de 1969 vários homossexuais terem se revoltado contra a opressão, e terem deixado seu legado de luta para nós, homossexuais contemporâneos. Me orgulho de, apesar de sermos minoria, termos conseguido alguns direitos e respeito à nossa luta. Me orgulho de levantarmos uma bandeira em prol do AMOR. Me orgulho de termos representantes na política e na mídia. E agora me orgulho de estarmos lutando para criminalizar a homofobia através do PLC 122 e demais projetos. Disso eu me orgulho sim! Orgulho de lutar por um ideal de vida e um mundo menos injusto!
NÃO À HOMOFOBIA, SIM AO AMOR!



E Viva o Dia Do Orgulho Gay!

Um comentário:

Drika L.S. disse...

Nossa, Dorinha, cada vez mais eu me ORGULHO de ti...perfeito seu texto, realista e consistente. è difícil ser feliz num país como o nosso, mas eu acredito que um dia o AMOR será celebrado por todas as pessoas do mundo e todas elas sentirão muito orgulho de dizer que são livres para amar e demonstrar seu amor sem medo, sem receio, sem vergonha!uhu!!!^^