Que tipo de homofobia você já sofreu?


Homofobia é crime, não seja cúmplice. Denuncie.

sábado, 17 de abril de 2010

Religião. Atraso de vida ou salvação?


Quero falar de amor. Não! Quero falar de Deus! Mas Deus não é Amor? Ou será que amor é invenção de Deus, que o homem deturpou? Para eu acreditar que existe "uma força maior que age sobre o universo" eu preciso me enfiar num templo qualquer, me esgoelar de cantar, bater palmas e até gritar: "O Senhor seja louvado, AMÉM!? Religião... Essa palavrinha durante um bom tempo na minha vida exerceu papel delimitador. Era o que eu podia e o que eu não podia fazer, que Deus ia castigar. Não fazem idéia do estrago que isso causou na minha vida. Confesso que tenho vontade de voar em certos pescoços quando vêm querendo me catequizar. É aquele discurso fajuto e fanático: "Aceite a Jesus, irmão. Saia dessa vida, encontre o caminho da salvação, blabláblá...."
Oras, me conhecem então para saber que eu sou uma "vida-torta"? Andam me espionando? Aceitar a Jesus? E quem foi que disse que eu não aceito? Encontrar o caminho da salvação? Mas quem calhas d'água disse que estou perdido? É toda uma baboseira bíblica mal interpretada e ao bel prazer, e pronto. Se tu não aceita Jesus, parceiro, tu é um pecador irremediável e vai para o inferno. -Quantas vezes não já escutaram isso?
Agora eu me pergunto: Que embasamento estas pessoas que se julgam tãaaao perfeitas, têm para dizer que eu sou um ser pecador? Além do que, pelo que me consta, "bíbliafanáticos", não estudam direitinho as passagens bíblicas que citam de boca cheia e batendo no peito, para perceber pequenas contradições que tem lá.

A Bíblia diz em Colossenses 2:8 “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”

Nada disso aí em cima me parece o objeto VERDADEIRO de pregação dos "evangelizadores do senhor-papai-do-céu-Jesus, pelo contrário, eu tenho visto pessoas se utilizando do nome de Deus, para promover suas próprias religiões.

A Bíblia diz em Isaías 29:13:

“Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor.”

Impressionante quando pessoas querem condenar a homossexualidade, já vem com aquela passagenzinha de Levítico 18:22 e 20:13, de-co-ra-da na pontinha da língua, (sem um mínimo de interpretação coerente) e como se fosse decreto de lei!

“Não julgueis, para que não sejais julgados.” Mateus 7:1

Vejo gente a todo momento julgando, e condenando e dizendo que foi assim por que Jesus falou. Pois me parece que aconteceu uma distorção daquelas do que foi dito aí acima...

Pois é amigos, e para acabar de promover o bacanal que virou a religião nos dias de hoje, qualquer um que quiser ficar rico, é só seguir a seguinte fórmula:
Crie uma igreja, denomine-se pastor (sem sequer saber o que é teologia), saia por aí distorcendo tudo que lê na Bíblia, construa uma micro-igreja, saia dando uma de pseudo-pastor e arrume um bando de fiéis alienados que engolem tudo que lhes é falado. Siga o modelo capitalista de vida. E pronto estarás feito na vida, conforme papai-do-céu mandou!







6 comentários:

Drika L.S. disse...

Dora, vc disse tudo! Caramba, vc falou exatamente tudo o que eu penso sobre religião. Mas ainda há pessoas que adoram ser controladas por um ente religioso superior, tem pessoas que não tem caráter suficiente e só se comportam bem quando seguem alguma religião. Bando de alienados. Por isso que, pela milésima vez, eu afirmo: Não preciso de religião, preciso de Deus, e o que eu menos vejo nessas igrejas é Deus...só vejo dinheiro nessas instiuições religiosas...pelo menos, se nada der certo na minha vida financeira, eu vou abrir uma igrejinha no quintal de casa e ganhar muito dinheiro com a alienação desse povo que pensa que só o fato de ir a uma igreja já resolveu todos os problemas, quando na verdade, isso não é nem o mínimo que ela pode fazer...o que mais importa são as atitudes diárias e isso nenhuma igreja prega, afinal, basta que paguem o dízimo e está tudo bem. Eu quero estar livre dessa alienação!^^

Isa disse...

Justamente, Drika. Esse negócio de pagar o dízimo para receber perdão, é aquela velha indulgência (compra do perdão) da igreja católica medieval, lá no passado, atacando de novo... e as pessoas pouco se importam em saber que estão apenas sendo compradas em nome de uma falsa fé. (Não que todas as igrejas assim o sejam, mas a maioria é sim!) Sou completamente avessa à religião, e tenho meus motivos para assim sê-lo, porém não condeno as pessoas que aderem a religião em suas vidas. Apenas peço que ponderem antes de utilizar a religião como forma de atacar as outras pessoas, de outras crenças, enfim a diversidade do nosso mundo atual.

Ensino,religião e política. criticas. disse...

Deus, o mistério.

Existe em um lugar qualquer do nosso planeta, uma caixa hermeticamente fechada. Esta caixa esta imóvel não tem nenhum odor, não há nada que a identifique. Muitos humanos passaram a observar, andaram a sua volta, a examinaram, chegando até tocar com as mãos, mas nada puderam perceber, era impossível saber seu conteúdo. Esta caixa continua a ser um grande mistério. Algum esperto teve uma idéia maravilhosa e disse; Deus o nosso criador esta nesta caixa, após dizer isso passou a descrever como seria este Deus, ele é onipotente, bondoso e justo, nós somos a sua imagem, ele foi o criador do universo. Foi assim que começou a primeira religião monoteísta.
Como o negocio foi ficando muito lucrativo, apareceram outros adotando a mesma idéia e assim foi proliferando todo tipo de crença. A caixa continua lá no mesmo lugar e muito bem fechada como sempre esteve. Aquele pseudo conhecimento de Deus foi se alastrando por todo planeta, cada um dando sua versão de acordo com seus interesses, mas até o dia de hoje a caixa não foi aberta tudo que se fala, sem nenhuma duvida são suposições, pois o mistério continua, ninguém pode dizer que já o desvendaram, acredito que nunca será desvendado, passam gerações e gerações, e o mistério continua a desafiar nossa imaginação. Tudo que é pregado pelas religiões, são somente suposições nada pode ser provado até hoje.
Não pensem que sou ateu, nada disso apenas tenho um cérebro para pensar, para raciocinar. E qualquer explicação que não tenha coerência, não posso aceitar como verdade. Penso que deve haver um criador de todo este misterioso universo, mas este misterioso criador não precisa ser necessariamente divino pode ser um criador sem dotes celestiais, isso não lhe tiraria os méritos diante de tamanha construção.
Sei muito bem que minhas palavras não irão mudar nada na humanidade, pois isso já esta enraizado na mente humana não há como mudar. Gostaria que pelo menos as pessoas usassem mais o potencial maravilhoso dos seus cérebros, refletissem com mais clareza, deixando com isso de ajudar muitos espertos a montarem verdadeiros impérios de poder e dinheiro em nome deste Deus que continua fechado na caixa misteriosa.

Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro Crônicas indagações e teorias. Editora Scortecci.

Ensino,religião e política. criticas. disse...

O que é o inferno.
Quando crianças, nós estávamos sujeitos a receber de nossos pais algum tipo de ameaça para nos amedrontar quando não obedecíamos as suas ordens, ou quando fazíamos alguma peraltice. Diziam eles que o bicho papão vinha nos pegar, ou ainda, papai do céu chora se você fizer arte, e muitas outras expressões folclóricas. Isso aplicado em crianças tudo bem, são apenas fantasias infantis, quando a pessoa cresce estas figuras apagam do seu cérebro, não deixando nenhum resquício de preocupação.
Não sei como é em outras partes do planeta onde não acreditam na Bíblia Sagrada, mas aqui no nosso país, onde a maioria acredita, foi criado á figura do diabo o representante do mal o qual lhe deram vários nomes tal como satanás belzebu e muitos outros. Ele é um sujeito mau, ostenta na cabeça um par de chifres, segundo dizem as religiões, ele é tenebroso, horripilante é também cheio de artimanhas as quais usa para atrair os seres humanos descuidados Seu reino se chama inferno, cujos portões estão sempre abertos para receber os pecadores os quais perecerão lá eternamente. Se falarmos isso hoje para uma criança com um mínimo de inteligência ela irá rir e levar na brincadeira, se por acaso ela acreditar no momento, quando ela se desenvolver, se tornar adulta verá que esta figura diabo e inferno, não passa de uma coisa ridícula. Se fosse no tempo da idade média, até se podia aceitar que as pessoas acreditassem, mas hoje no século vinte um, uma época com grande avanço nos conhecimentos, grande avanço na tecnologia e um tremendo avanço nos meios de comunicação, é uma vergonha ter pessoas adultas acreditando em uma coisa tão bizarra quanto a figura do diabo cuja morada é o inferno.. Será que ainda não perceberam que a figura diabo foi criada para amedrontar e atrair as pessoas para as religiões. Quando falam que o problema com o diabo é depois da morte ai que o medo cresce e toma proporções gigantescas, porque o medo da pós-morte é terrível para os seres humanos, porque o medo é terrível. Porque temos o raciocínio, podemos pensar no futuro. Os animais, por exemplo, não tem esta preocupação porque eles não raciocinam. Os seres humanos sim raciocinam e temem a morte. As religiões aproveitam deste medo mórbido para atrair mais e mais adeptos. No futuro quando a mente humana estiver mais desenvolvida, a inteligência estar mais aprimorada, religião será coisa do passado.
Na minha modesta opinião, Deus ou o diabo os quais representam o bem e o mal. Estas figuras estão com toda certeza dentro da nossa própria consciência. Nós podemos ser Deus, e também ser o diabo tudo depende do nosso procedimento. Se agirmos com decência, dignidade, amor ao próximo, e não sermos egoístas, maledicentes e hipócritas, seremos a essência de Deus. Se formos indecentes, indignos, maldosos, Hipócritas, egoístas e maledicentes fatalmente teremos a essência do diabo. Esta é a verdade nua e crua o resto é tudo fantasia, não tem nenhum sentido pratico, portanto, religião não nos levará a nenhum paraíso glorioso povoado por anjos com suas liras entoando cânticos celestiais. Se levarmos uma vida exemplar, correta, de trabalho e honestidade. A única coisa que poderemos conseguir será uma exuberante paz de espírito, a qual nos dará coragem e tranqüilidade para enfrentar a morte. Assim iremos para o túmulo em paz com a consciência de dever cumprido. Quem teve uma vida descente e produtiva para a humanidade nunca temerá a morte. A morte somente será temida por aquele que têm a consciência pesada por não ter cumprido seu dever de maneira exemplar e correta.
Paulo Luiz Mendonça.


.

Ensino,religião e política. criticas. disse...

Não adianta nada.

Não adianta nada amar a Deus sobre todas as coisas.
Se você deixa seu semelhante abaixo de todos os seus interesses.
Não adianta nada ser freqüentador assíduo dos templos religiosos.
Se você continua a ser egoísta, não estendendo a Mão a um necessitado.
Não adianta nada pagar o dízimo com toda fidelidade.
Se você nega ao seu semelhante o pão para saciar-lhe a fome.
Não adianta nada não trabalhar no sábado por que é dia reservado ao senhor.
Se você usa neste dia o trabalho dos seus semelhantes.
Não adianta nada sair de porta em porta procurando almas para salvar.
Se você esquece os seus afazeres e o progresso da sua própria vida.
Não adianta nada se especializar na leitura da Bíblia.
Se você não se preocupa com os acontecimentos e progressos da humanidade.
Não adianta nada aparentar-se bem vestido para impressionar.
Se você internamente demonstra que a hipocrisia se faz presente.
Não adianta nada estar sempre no templo aprendendo coisas maravilhosas da Bíblia.
Se você no dia a dia deixa de praticá-las.
Não adianta nada aprender, não julgueis para não ser julgado.
Se você faz isso diariamente com seu semelhante.
Não adianta nada estar sempre orando e fazendo pedidos.
Se você mantêm suas mãos na inércia sem ajudar a ninguém.
Não adianta nada se preocupar em ser salvo no dia do juízo final.
Se você não procura engrandecer o aprimoramento progressivo do seu espírito.
Se algum dos itens acima lhe servir, vista a carapuça. Se nenhum deles se encaixar com sua conduta, então você deve sentir-se como um ser humano iluminado, portanto jogue a no lixo.
Paulo Luiz Mendonça.

Ensino,religião e política. criticas. disse...

JUSTIÇA A TODOS.
Esta crônica não está de maneira nenhuma se relacionando pejorativamente a nenhuma entidade religiosa
Ela somente terá a incumbência de abrir nossos olhos para as injustiças cometidas por nós seres humanos, principalmente nós cristãos.
Em primeiro lugar, falamos de Jesus Cristo, um homem sábio, muito evoluído e audacioso para sua época. Seus feitos foram extraordinários, seus ensinamentos foram sem duvida muito significativo. Suas parábolas trouxeram mudanças profundas na nossa maneira de viver. Segundo relatos, foram feitos por ele centenas de milagres, isso ninguém discute são fatos reais os quais são relatados no novo testamento. Agora vamos fazer um paralelo, uma comparação entre Jesus e outros homens de grande talento que surgiram na terra. Por exemplo, enquanto Jesus fez centenas de milagres salvando pessoas as beiras da morte ou com grandes dificuldades. Alexandre Fleming salvou milhares, e milhares de seres humanos da morte certa com a descoberta da penicilina. Pessoas com infecções sem esperança de cura passaram a serem salvas, e a penicilina abriu caminho para outros antibióticos os quais continuam salvando seres por todo planeta terra. Podemos falar também de Luiz Pasteur, que através de suas pesquisas descobriu a vacina anti-rábica. Através desta descoberta, milhares e milhares de seres foram salvos da morte certa e muito dolorosa. Enquanto Jesus salvou centenas de paralíticos, Sabin descobriu a vacina contra a paralisia infantil, com isso salvou milhares e milhares de crianças a se tornarem paralíticas. Alem destes há também Osvaldo cruz, Vital Brasil, Robert Koch descobridor do bacilo da tuberculose e muitos outros médicos e cientistas pesquisadores os quais dedicaram suas vidas na luta contra as varias doenças que assolavam nosso planeta.
Há também filósofos, educadores e muitos outros nomes importantes no desenvolvimento intelectual da espécie humana.
Vamos agora, ao porque de toda essa explanação. Está no fato de o nome de Jesus ser amplamente divulgado, não só divulgado, mas vergonhosamente explorado, e estes outros grandes homens também super importantes, seus nomes caíram completamente no esquecimento.
É fácil de entender a mídia não se preocupa em divulgar os nomes destes homens, porque esta divulgação não gera lucros e o capitalismo vive de lucros quanto mais lucro melhor.
Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro, Crônicas, indagações e teorias. Editora Scortecci.