Que tipo de homofobia você já sofreu?


Homofobia é crime, não seja cúmplice. Denuncie.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Amizade contra o preconceito!


Olá, meus leitores queridos! :)

Só queria compartilhar uma coisa que senti hoje quando vi uma promoção no orkut, que falava sobre amizade contra o preconceito. Coisa corriqueira, não é? Mas importante, em primeiro lugar! Um garoto negro abraçando um garoto branco, ambos pobres. Agora leve essa imagem para o cotidiano, e vejamos como as coisas são de verdade.

Infelizmente, não são todos os garotos brancos que tem coragem de assumir a amizade com um garoto negro assim para a toda sociedade, e pasmem! Até mesmo para a família. Bem, isso depende de cada um também. Agora eu estava aqui me comparando à situação da foto: Tive uma sorte danada por nascer branca, mas um azar tremendo por nascer pobre e lésbica.

E ainda, de quebra, sou bem estigmatizada por não ser adepta de nenhuma crença religiosa. Me livrei de um preconceito, mas ganhei três! Irônico, não? E mesmo assim, tenho amigos e amigAs que não tem vergonha nenhuma de assumirem que são amigas de uma homossexual assumida. Mas por outro lado, devo ter também amiguinhos e amiguinhas-da-onça que não tem coragem de assumir que tem amizade com uma lésbica. Enfim, só queria enfatizar como a luta contra o preconceito não atua só no âmbito do racismo, da classe social, da espiritualidade (ou não!) e da orientação sexual. Mas ela une todos esses preconceitos num único por quê, que nós, como humanos, deveríamos parar e refletir, ao menos de vez em quando: Todos nós somos iguais em espécie, carne e espírito. Onde está a razão em discriminar? Se, no fim das contas, TODOS iremos para o mesmo buraco: a morte!

Pense e reflita: O preconceituoso de hoje poderá ser o discriminado de amanhã! Um pouco de empatia não faz mal à ninguém, afinal. :)

Um comentário:

Amélia C. Revo disse...

Essas pessoas preconceituosas rotulam os outros como classes inferiores para que possam se sentir especiais, poderosas, certas... Muitas dessas criarão seus filhos passando ideologias falhas que corromperão também o senso deles continuando assim com essa sociedade de bárbaros.